Campanha do MPT divulga conquistas dos trabalhadores obtidas pela atuação de sindicatos

 

Maio-lilás.jpg

Procuradoria-Geral do Trabalho - 30/04/2019

Brasília – Entre 2012 e 2017, foram registradas mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que trazem conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e jornada, entre outros direitos. Para apresentar essas conquistas, a campanha do Maio Lilás de 2019, feita pelo Ministério Público do Trabalho, fará um convite aos trabalhadores: “Conheça quem te representa”.

Inaugurado pelo dia do trabalhador, 1º de maio, desde 2017 o MPT dedica esse mês à conscientização da importância da atuação sindical e escolheu a cor lilás porque essa era a cor, conforme uma das versões, do tecido confeccionado pelas mulheres que trabalhavam numa fábrica em Nova Iorque quando, em 8 de março de 1857, um incêndio vitimou 129 delas durante movimento grevista das trabalhadoras, que reivindicavam melhores salários e redução de jornada.

“Esse ano, o foco será nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda a categoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não”, explica o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do MPT, procurador João Hilário.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Desenvolvimento Socioeconômico (DIEESE) destaca que, em 2018, de acordo com o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, havia no Brasil: 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores. “Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais, isso abrangeria, em termos de representação, aproximadamente 46 milhões de trabalhadores”, esclarece o titular da Conalis.

Ao todo, em 2018 foram 8.151 denúncias registradas no MPT na área da liberdade e organização sindical. O tema motivou a abertura de pelo menos 1277 procedimentos de mediação, o ajuizamento de 358 ações e a celebração de 295 termos de ajustamento de conduta, no referido ano.

Para acompanhar as ações da campanha Maio Lilás de 2019, que também marca os dez anos de atuação da Conalis, acesse os perfis oficiais do MPT nas redes socais: @mptrabalho (instagram); @mpt.br (facebook); @mpt_pgt (twitter).

 

Fonte da informação: 
https://mpt.mp.br/pgt/noticias/campanha-do-mpt-divulga-conquistas-dos-trabalhadores-obtidas-pela-atuacao-de-sindicatos

8a343871-c093-44a2-b494-bf252bcf6175.jpeg

Plano de Saúde é Conquista do Sindicato

WhatsApp Image 2019-05-13 at 08.14.33 (1).jpeg

Plano de Saúde é conquista do sindicato! Não é lei, é Convenção Coletiva!

 

 

Talvez muitos não saibam, mas um dos principais benefícios da Categoria, o Plano de Saúde, é uma conquista sindical garantida em Convenção Coletiva.
Por lei (CLT) a empresa não é obrigada a oferecer Plano de Saúde ao trabalhador, este é portanto, um benefício concedido através de negociação com o Sindicato.
Todos os anos o SindiRefeições.Suzano.GRU luta para manter esse benefício, que julgamos fundamental para nossa categoria, levando em consideração que nosso SUS é sucateado. Em contrapartida, em todas as negociações, o plano de saúde é o primeiro item que as empresas tentam, a todo custo, retirar dos trabalhadores.
A retirada dessa conquista só não aconteceu graças ao sindicato, que defende com unhas e dentes os trabalhadores e seus direitos.
Portanto, não perca mais tempo e sindicalize-se! Seu apoio é fundamental não só para a manutenção dos atuais benefícios, como também para a conquista de outros.
O sindicato luta por todos, mas os sindicalizados tem mais benefícios. Sindicalize-se!

 

 

 

Gestão: Julio Cesar - Presidente